Registro: |
302753
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Aprovado pelo CENEX em: |
03/08/2020
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Status: |
Desatualizado
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Título: |
EPIC - Escolas Solares |
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Data
de início: |
08/05/2019 |
Previsão de término: |
15/12/2019
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Data da última aprovação pelo Órgão Competente: |
08/05/2019 |
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Órgão Competente: |
Congregação |
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CARACTERIZAÇÃO |
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Ano
em que se iniciou a ação: |
2019
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Unidade: |
Escola de Arquitetura |
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Departamento: |
Departamento de Tec Arquitetura e Urbanismo |
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Caracterização: |
Serviço Eventual
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Subcaracterização: |
Consultoria
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Programa vinculado: |
COMPASSO - EPIC: Parcerias educacionais para inovações em comunidades
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Projeto: |
SEM VÍNCULO
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Principal Área
Temática de Extensão: |
Tecnologia e Produção |
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Área
Temática de Extensão Afim: |
Educação |
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Linha
de Extensão: |
Desenvolvimento Tecnológico |
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Grande
Área do Conhecimento: |
Ciências Sociais Aplicadas
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Palavras-chave: |
escola pública; eficiência energética; usina solar
habitação de interesse social; segurança energética |
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DESCRIÇÃO |
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Apresentação e justificativa: |
Trata de aplicar a APO para avaliação do consumo energético de escolas públicas municipais de Belo Horizonte, identificando as oportunidades para a melhoria da eficiência energética, segurança elétrica e potencial gerador das edificações, considerando a Resolução ANEEL 482/2012.
O projeto desenvolve um caso de estudo, selecionado a partir de critérios de (a) tipicidade, (b) localização em uma das áreas identificadas como mais vulneráveis às mudanças climáticas no município e (c) dentro da amostragem de trabalho anterior sobre potencial de eficiência energética nas escolas municipais. A experiência será multiplicada em outras escolas da rede municipal e servirá de base para a expansão das aplicações da energia solar para a comunidade do entorno da escola, diminuindo as ligações clandestinas na rede da concessionária, ampliando o acesso à energia e a segurança energética de populações carentes.
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Objetivos gerais: |
Identificar as condições de consumo energético, melhoria de eficiência energética e potencial gerador fotovoltaico de uma escola municipal de Belo Horizonte (caso de estudo).
Identificar o potencial gerador de energia por conversão solar do tecido urbano de entorno do caso de estudo, buscando expandir as aplicações da energia solar para a comunidade, a partir do exemplo de sua escola. |
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Objetivos específicos: |
Fase 1: Caso de estudo Escola Municipal
- levantar os ambientes, iluminação artificial, aparelhos elétricos e perfis de uso de um caso de estudo de escolas públicas do município de Belo Horizonte;
- elaborar um modelo de desagregação de consumo por usos finais e ambientes calibrado pelas contas de energia
- identificar as oportunidades de melhoria da eficiência energética numa escola pública;
- preparar um caso de estudo para apresentação à Chamada Pública de Projetos em Eficiência Energética da CEMIG.
Fase 2: Caso de estudo Moradias locais
- levantar os usos de energia em moradias locais, com a participação das famílias;
- elaborar um modelo de desagregação de consumo por usos finais e ambientes residenciais calibrado pelas contas de energia;
- preparar uma proposta para a inserção de sistema de energia solar em moradias locais. |
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Metodologia: |
Fase 1: Caso de estudo Escola Municipal
Levantamento de campo segundo técnicas da APO (avaliação pós-ocupação) para auditoria energética e avaliação das condições de consumo de energia. Desenvolvimento de projeto para caso de estudo e transferência tecnológica para a municipalidade e/ou comunidade.
Fase 2: Caso de estudo Moradias locais
Levantamento de campo segundo técnicas da APO (avaliação pós-ocupação) para auditoria energética residencial em amostra de moradias típicas locais. Modelagem do tecido urbano em modelos computacionais micrometeorológicos e de energia solar (programas ENVI-met e EnergyPlus), para avaliar o potencial gerador de energia e a viabilidade de expansão de sistemas solares no ambiente construído. Desenvolvimento de proposta para a inserção de sistema de energia solar em moradias locais. |
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Forma de avaliação da
ação de Extensão: |
Análise custo-benefício, medição e verificação após a implantação do projeto executivo no caso de estudo da escola municipal.
Análise custo-benefício e acompanhamento do consumo energético de pelo menos uma moradia após a implantação do sistema de energia solar.
Formação de empresa júnior para sistematizar e expandir o trabalho para outras escolas municipais, dando escalabilidade à abordagem, para fins de multiplicação de resultados e suporte à municipalidade na captação de recursos para a implantação das propostas. |
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Site: |
- |
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Origem do público-alvo: |
Externo |
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Caracterização do público-alvo: |
Pessoal técnico da administração pública municipal de Belo Horizonte envolvido no projeto e gestão de edifícios escolares; professores, funcionários e alunos da escola estudo de caso. Moradores locais engajados na Fase 2
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Captação por edital de fomento: |
Não |
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Articulado com política pública: |
Sim
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ESTUDANTES MEMBROS DA EQUIPE |
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Plano de atividades: |
Fase 1: Caso de estudo Escola Municipal
- Treinamento em APO e análise de consumo energético de edificações;
- Alimentação e calibração de modelo de consumo de energia predial, com ;
- Aplicação da metodologia para certificação de eficiência energética de uma edificação, segundo o Selo PROCEL (etiqueta ENCE);
- Pesquisa de materiais e componentes energeticamente eficientes
- Desenvolvimento supervisionado de projeto de iluminação artificial eficiente e especificação de aparelhos e motores eficientes
- Treinamento em análise de custo-benefício
- Acompanhamento do gerenciamento de implantação do projeto.
Fase 2: Caso de estudo Moradias locais
- Treinamento nos programas ENVI-met e EnergyPlus;
- Edição da área urbana de entorno da escola e simulação computacional do comportamento micrometeorológico atual e cenários futuros com intervenções propostas;
- Modelagem de moradias típicas e simulação computacional do consumo e suprimento de energia por conversão solar, a partir do desempenho térmico da habitação e dos perfis de uso e ocupação das famílias;
- Elaboração supervisionada de proposta de implantação de sistema solar em moradias locais;
- Acompanhamento das reuniões com a comunidade e agentes públicos. |
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Plano de acompanhamento e
orientação: |
- Reuniões semanais para acompanhamento das tarefas;
- Acompanhamento das reuniões com as comunidades das escolas municipais, com os técnicos da municipalidade e gestores da Secretaria Municipal de Educação;
- Orientação para participação em eventos técnico-científicos;
- Orientação na organização do trabalho e elaboração de relatórios. |
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Processo de avaliação: |
- Cumprimento do cronograma de trabalho;
- Participação pró-ativa nas atividades da equipe de trabalho;
- Participação em eventos técnico-científicos;
- Engajamento e iniciativa. |
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INFORMAÇÕES
ESPECÍFICAS |
Infra-estrutura física: |
Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética de Edifícios (LABCON). O LABCON conta com instrumentação para medições in loco de variáveis ambientais de interesse. O LABCON conta com pessoal capacitado no uso dos programas computacionais citados e está atualmente envidando esforços junto ao Dep. TAU para a renovação da licença educacional do programa ENVI-met, versão 4, científica.
O projeto conta também com o apoio da escola em estudo e com o CRAS da região, para reuniões locais com professores, agentes públicos e moradores interessados no projeto.
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Vínculo com Ensino:
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Sim
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Vínculo com Pesquisa:
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Sim
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Execuções |
Data Início |
Data Término |
08/05/2019 |
15/12/2019 |
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Público estimado: |
1.000 |
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INFORMAÇÕES
ADICIONAIS |
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Informações adicionais: |
Trabalho desenvolvimento em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, no âmbito do Programa de Extensão COMPasso. |
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