Bem-vindo(a) Visitante sair | minha ufmg
SIEX/UFMG
Ações de Extensão
Georreferenciamento
Contato e Suporte
 
       

Curso - 102205 - Fellowship em Doenças Desmielinizantes do Sistema Nervoso Central

Registro: 102205
Aprovado pelo CENEX em: 12/03/2020
 
Status: Ativo
 
Título: Fellowship em Doenças Desmielinizantes do Sistema Nervoso Central
 
Data de início: 01/03/2018 Previsão de término:
28/02/2025
 
   
 
Data da última aprovação pelo Órgão Competente: 01/03/2018
 
Órgão Competente: Órgão Equivalente
 
 
CARACTERIZAÇÃO
 
Ano em que se iniciou a ação: 2018
 
Unidade: Hospital das Clínicas
 
Departamento: Diretoria de Ensino Pesquisa e Extensão
 
Caracterização: Treinamento e qualificação profissional
Subcaracterização: Ensino presencial
Programa vinculado: SEM VÍNCULO
Projeto: SEM VÍNCULO
Principal Área Temática de Extensão: Saúde
 
Área Temática de Extensão Afim: NÃO POSSUI
 
Linha de Extensão: Saúde Humana
 
Grande Área do Conhecimento: Ciências da Saúde
 
Palavras-chave: neurologia, inflamação, doenças desmielinizantes, imunologia, genética, infecção
 
 
DESCRIÇÃO
 
Apresentação e justificativa:
O Centro de investigação em esclerose múltipla, CIEM-UFMG, é referência em todo o país na área de doença desmielinizante do sistema nervoso central. Promove atividades de educação e pesquisa de elevado padrão, bem como atendimento médico especializado.
 
Objetivos gerais:
Promover atividades de extensão de aspecto assistencial, educacional e de pesquisa a médicos com interesse na área de Doenças Desmielinizantes do Sistema Nervoso Central.
 
Objetivos específicos:
Treinamento em exame clínico, neurológico e oftalmológico bem como exames complementares de ressonância magnética.
 
Metodologia:
ATIVIDADES TEÓRICAS -Apresentação/discussão de temas/casos clínicos na área (2as, 3as. 4as. e 5as. feiras após atendimento ambulatorial). -Sessões clínicas do Serviço de Neurologia -Programação teórica/cursos durante o Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla e Neuromielite Óptica (4 dias em agosto) -Cursos avulsos de Neurologia dentro do Programa de Residência Médica (variável). ATIVIDADES PRÁTICAS Nas segundas (7h30 às 13h), terças (13 às 17hs) , quartas-feiras (7h30 às 14h30) e quintas-feiras ( 07:30 às 11:30) o aluno estará escalado para atividade nos ambulatórios do Setor de Neurologia, supervisionado por preceptor(es). As atividades são concentradas no atendimento clínico dos pacientes ambulatoriais e internados e, em casos especiais, o acompanhamento dos exames complementares de imagem ( ressonâncias magnéticas, ). O aluno deverá fazer anamnese específica, exame neurológico... A partir daí, será feito o planejamento diagnóstico e terapêutico, seguindo-se de orientações dos pacientes.
 
Forma de avaliação da ação de Extensão:
O curso será avaliado pelo aluno e pela equipe de preceptores por meio de formulários preenchidos semestralmente. Serão realizadas reuniões periódicas para avaliação interna pelo grupo envolvido no Curso.
 
Site: www.ciem.com.br
 
Origem do público-alvo: Interno e Externo
 
Caracterização do público-alvo:
Médicos neurologistas, com interesse no aprimoramento profissional na área de Doenças Desmielinizantes do Sistema Nervoso Central.
 
Captação por edital de fomento: Não
 
Articulado com política pública: Não
 
 
ESTUDANTES MEMBROS DA EQUIPE
 
Plano de atividades:
Os estudantes de doutorado e pós-doutorado atuam como preceptores, auxiliando no atendimento e orientação dos alunos do treinamento (fellows). Isso se dá nos ambulatórios do Setor, às segundas e quartas (7h30 às 14h), e terças-feiras (13h30 às 17h), com escala variável.
 
Plano de acompanhamento e orientação:
O Fellow é continuamente supervisionado por preceptores do Setor, sob a coordenação do curso, o professor Dr. Marco Aurélio Lana Peixoto.
 
Processo de avaliação:
Os Fellows são continuamente avaliados através de seu empenho, comprometimento e atuação nas atividades assistênciais e de pesquisa do Setor.
 
 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS
 
Estrutura curricular: (disciplina ou módulo, carga horária, docente, ementa e bibliografia) :
O fellowship tem duração de dois anos, com o objetivo de capacitar o médico neurologista na abordagem diagnóstica e terapêutica das doenças desmilinizantes do sistema nervoso central em geral. O treinamento se dá em serviço,com atendimento dos pacientes no respectivo setor do Hospital São Geraldo / HC- UFMG, sob supervisão de preceptores com larga experiência na área. Somam-se atividades teóricas, incluindo discussão de temas, casos clínicos e artigos científicos, além de atuação em projeto(s) de pesquisa. Carga horária prática: 30 horas semanais Carga horária teórica: 3 horas semanais. Supervisão docente: Prof. Dr. Marco Aurélio Lana Peixoto.
BIBLIOGRAFIA:
1.
Infra-estrutura física:
O Centro de Investigação em Esclerose Múltipla de Minas Gerais(CIEM) está localizado no terceiro andar do Hospital São Geraldo, HC - UFMG, com a seguinte estrutura física: Três salas para atendimento dos pacientes com mesa...... -Uma secretaria para agendamento das consultas/exames e arquivamento das fichas dos pacientes. -Uma sala para os médicos e demais contribuidores do setor para discussões clínicas e consulta a terminal de computador que acessa exames de imagem.
Forma de avaliação do aluno do curso:
Avaliação teórico-prática (uma ao final de cada semestre) e apresentação do protocolo clínico preparado/atualizado e do comprovante de submissão do respectivo manuscrito para publicação. Para admissão: Análise de curriculum vitae e entrevista. Para receber o certificado de conclusão: avaliação teórico-prática (uma ao final de cada semestre) e apresentação do protocolo clínico preparado/atualizado e do comprovante de submissão do respectivo manuscrito para publicação.
Turmas
 
Local de inscrição:
Secretaria do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da UFMG
 
Gratuito para o público: Sim
Carga horária (em horas): 1200
Público estimado/vagas: 2
 
 
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
 
Informações adicionais:
O processo de seleção será feito por avaliação de carta de recomendação, entrevista e análise de currículo. Neste último, serão avaliados publicações e apresentações científicas, títulos e experiência profissional.
 

   

Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha - Prédio da Reitoria, 6º andar - Belo Horizonte - MG
Fones: (31) 3409-4062 Fax: (31) 3409-4068 - E-mail: siex@proex.ufmg.br